WordPress: de blogs pessoais a grandes portais – sobre o fim da exclusividade com a Amazon

Quem me segue no Twitter já ficou sabendo de antemão, mas fica aqui neste post a formalização do anúncio: após alguns meses de deliberação eu decidi acabar com a exclusividade com a Amazon para o meu livro WordPress: de blogs pessoais a grandes portais. O período de exclusividade será encerrado no dia 23 de setembro de 2018.

Tomei esta decisão principalmente para atender a uma parcela do público que me dizia que não conseguia comprar o meu livro devido à imposição da Amazon com relação a formas de pagamento: a Amazon só permite fazer compras em sua loja com cartão de crédito, coisa que nem todo mundo quer ou pode ter. Disponibilizar o meu livro em outros pontos de venda permite que ele se torne mais acessível, especialmente pela possibilidade de oferecer a novos(as) leitores(as) a opção de pagamento por boleto bancário, por exemplo.

Outro motivo que me fez abandonar a exclusividade com a Amazon se deve às regras impostas por essa empresa para o pagamento de royalties: a Amazon obriga o autor a colocar um preço extremamente baixo – Entre R$ 5,99 e R$ 24,99, o que a Amazon chama de “Preço sugerido” – pra só então me conceder 70% dos royalties das vendas, calculados com base nesse preço. Caso eu queira colocar um preço um pouco maior de acordo com o que eu considere justo para mim e para os(as) leitores(as), eu recebo apenas 30% dos royalties mesmo tendo optado por receber 70%.

Quando eu comecei a vender o meu livro lá na Amazon eu não tinha prestado atenção nessa regra específica e fui atraído apenas pela oferta tentadora de ganhar 70% dos royalties que a Amazon propagandeia. Por falta de atenção da minha parte à essa regra específica da Amazon – que eu sinceramente considero um bocado traiçoeira e injusta – eu nunca ganhei os prometidos 70% de royalties sobre cada venda e sim apenas 30%.

Se o Pica-Pau tivesse lido a letrinha miúda dos Termos e Condições da Amazon com mais atenção, isso não teria acontecido.

Esta situação desagradável com a Amazon, somada aos crescentes pedidos para que eu vendesse meu livro de forma mais acessível, me fizeram tomar a decisão de não mais manter o livro WordPress: de blogs pessoais a grandes portais confinado na loja de Jeff Bezos.

Consequências do fim da exclusividade com a Amazon

O fim da exclusividade do meu livro de WordPress na Amazon terá algumas consequências, que eu já levei em consideração e explicarei nos tópicos abaixo:

Este site será o novo ponto de venda do meu livro (e poderá haver outros!)

Sim, minha gente! Daqui a alguns meses, o meu site e portfólio profissional giancarlosilva.com.br também será uma loja digital, onde eu venderei o meu livro. Vou disponibilizar o livro para venda aqui mesmo no meu site usando o plugin WooCommerce para gerenciar os pedidos e vendas.

Além disso, futuramente eu poderei vender WordPress: de blogs pessoais a grandes portais em outras lojas e plataformas digitais que operam ou podem vir a operar aqui no Brasil: faz muito tempo que eu desejo vendê-lo na Google Play Store, por exemplo (Ajudaê, Google! Libera logo sua plataforma pros autores brasileiros, caramba!).

Opção sem DRM e mais formatos disponíveis!

Para você que está lendo este texto e deseja aprender WordPress comprando o meu livro, vendê-lo aqui no meu site trará vantagens tanto para mim quanto para você: a vantagem para mim é que eu poderei ganhar mais dinheiro a cada venda. Já a vantagem para você é que eu venderei o meu livro em vários formatos e SEM NENHUM DRM!

É isso aí! WordPress: de blogs pessoais a grandes portais será vendido aqui sem nenhum DRM e nos formatos PDF, ePub e Mobi. E aí você poderá fazer o que quiser com ele: pode ler em qualquer dispositivo compatível, pode ler no PC, pode guardar sua cópia em qualquer lugar pra mantê-la segura, pode dar uma cópia praquele seu amigo que tá com a grana curta… e por aí vai!

Mas Gian, e eu que já comprei o seu livro na Amazon? Como eu fico?

Aos queridos leitores e leitoras que já adquiriram o meu livro na Amazon e já estão lendo em seus Kindles: eu entendo que essa decisão tem um grande potencial para desagradar a vocês, já que vocês já compraram o meu livro e com isso foram obrigados a lidar com o DRM da Amazon, perdendo um pouco de sua liberdade de leitura.

Pensando nisso eu resolvi fazer um pequeno agrado para compensar: se você já comprou o meu livro na Amazon e se sente prejudicado com o DRM do Kindle de alguma maneira, envie um email para giancarlozero @ gmail.com com um comprovante de compra do meu livro na Amazon (nota fiscal de compra ou mesmo aquele email de confirmação de compra que a Amazon envia quando a gente compra algo por lá) E VOCÊ RECEBERÁ UMA CÓPIA DO MEU LIVRO SEM DRM DE GRAÇA!

A cópia gratuita sem DRM só será concedida a todo mundo que comprou meu livro no período de 1 de julho de 2017 (quando o meu livro foi lançado na Amazon) a 23 de setembro de 2018 (quando o período de exclusividade do meu livro com a Amazon será encerrado).

E eu que leio o seu livro através do Kindle Unlimited? Como é que eu fico, seu Gian?

Aos queridos leitores e leitoras que ainda não puderam comprar o meu livro, mas o leem através do serviço de assinatura Kindle Unlimited: com o fim da exclusividade com a Amazon, o livro será removido do acervo deste serviço.

Caso você deseje ter o meu livro para ler sem depender da assinatura, considere comprá-lo na Amazon (e guarde o comprovante de compra para receber sua cópia gratuita sem DRM depois) ou espere mais um tempinho e compre aqui no meu site quando eu já o tiver relançado por aqui (o que ocorrerá em breve), com formas de pagamento mais facilitadas e sem nenhum DRM!

***

Bom, é isso. Nos próximos meses postarei mais novidades e informações a respeito dessa mudança no modo de vender o meu livro. Se tiverem qualquer dúvida, deixem um comentário neste post ou falem comigo nas redes sociais (@giancarlozero no Twitter ou fb.me/giancarlosilvaweb no Facebook).

Carrinho de compras