Blog e portfólio do Giancarlo Silva: novo tema Achievement

  • Tema: Achievement
  • Site: Giancarlo Silva
  • Tipo: Blog profissional
  • Tecnologias utilizadas: WordPress, Grunt, Sass, Foundation Framework
  • Endereço: giancarlosilva.com.br

Desde que criei este meu blog eu usei nele um tema chamado Minnow, disponível gratuitamente no repositório oficial do WordPress. O critério foi puramente estético e na ocasião eu não havia me importado com o fato de que o tema não é mais atualizado há cerca de 2 anos. Como não é recomendado que usemos temas e plugins obsoletos em nossa instalação do WordPress, já estava mais do que na hora de uma mudança no visual – além da questão da segurança, é claro – e por isso eu resolvi criar um tema novo.

O visual que você está vendo neste blog é do novo tema que minha namorada Nataly e eu desenvolvemos. Chama-se Achievement e será usado tanto aqui quanto no meu blog de games Conquista (que será relançado em breve). A parte estética dele está sendo feita com a consultoria da Nataly, que é estudante de Artes pela UFRN e está me ajudando a criar imagens de fundo (para a versão do blog Conquista) e me dando orientações gerais sobre a estética e a identidade visual, entre outras coisas.

Como de costume, usei o framework CSS Foundation (versão 5.5.3) para tornar o tema responsivo. Além disso, usei algumas tecnologias que aprendi a usar recentemente, com a intenção de acelerar e facilitar o meu trabalho. Uma delas foi o automatizador de tarefas Grunt, bastante utilizado para simplificar tarefas repetitivas no desenvolvimento front-end. A outra foi o pré-processador de CSS Sass, para escrever código CSS de forma mais otimizada e organizada.

Também segui algumas boas práticas do desenvolvimento de temas para utilizar códigos CSS e JavaScript minificados no WordPress, como a utilização das funções Enqueue Script e Enqueue Style para incluir tais códigos de forma dinâmica.

Tenho a intenção de lançar este tema no repositório oficial do WordPress em um futuro próximo, após fazer algumas adaptações e correções.

Carrinho de compras