Ngrok: uma interessante ferramenta para exibir seu localhost na internet

Lembram daquele meu post onde eu ensinei como fazer para acessar seu servidor web local via WiFi para poder testar sites responsivos?

Esses dias eu descobri uma ferramenta que permite fazer isso e muito mais de uma forma muito mais prática e segura. Trata-se do Ngrok.

O Ngrok é um pequeno programinha de linha de comando que permite criar um túnel de conexão segura a partir do seu localhost e publicá-lo na internet. Ele é multiplataforma, podendo ser usado no Windows, Linux e Mac OS X.

Seu uso é bem fácil: basta descompactar o arquivo .zip e executar o pequeno arquivo do Ngrok para abrir uma janela do Terminal/Prompt de Comando. Em ambiente Windows (que foi onde testei) basta digitar o seguinte comando:

ngrok http 80

Assim que você entrar com este comando, o Ngrok detectará o diretório raiz de seu servidor web (caso o servidor esteja rodando no momento), fará um tunelamento nos servidores dele, atribuirá ao localhost de sua máquina um endereço web (URL) aleatório e o disponibilizará na internet através dele.

Isso é extremamente útil quando se deseja exibir um protótipo ou um projeto de site ou sistema web em desenvolvimento para um cliente, por exemplo, sem precisar fazer deploy para um servidor remoto. Basta ativar o Ngrok, fornecer o endereço web gerado ao seu cliente e ele visualizará seu site normalmente!

Quem desenvolve em WordPress também pode usar o Ngrok, mas precisa tomar um cuidado adicional: como o WordPress só trabalha com URLs absolutas, é necessário converter essas URLs para serem exibidos de forma relativa. Caso contrário o Ngrok não exibirá CSS e JavaScript e o tema do seu site/blog em WordPress não será exibido corretamente. Instale este plugin em sua instalação do WordPress para resolver esse problema.

O Ngrok pode ser baixado deste link. Consulte a documentação dessa ferramenta para aprender a usá-la de forma mais avançada.

[Dica do amigo Luan Fonseca, via Facebook.]

Carrinho de compras